sábado, 30 de abril de 2011

1º DE MAIO, DIA DE FESTA NA SENZALA E NOS POROES DOS NAVIOS NEGREIROS



Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.






Dia do Trabalho no Brasil
Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.












E, uma pena, que mesmo assim, o mundo ainda nao reage, a essa escravidao, pq mesmo sendo só 8hs de trabalho, é muito suor derramado, por miseros salarios, porque independente de um que ganhe um salario minimo e outro que ganhe 15, sao mal remunerados, pela responsabilidade que levam nas costas, pois ate o momento, so os politicos vivem bem, como deveriam viver os verdadeiros trabalhadores, ja que eles sobem seus salarios e beneficios em milhoes, e o salario minimo do povo, o preço abusivo de comida e remedio.



Me parece, um absurdo o salario de 1 vereador, que nao faz nada mais que sua obrigaçao (e quando faz), pois na maioria das vezes, nada fazem.

lembro bem na decada de 90, a prefeitura da serra, colocava os garis para pintarem com um cal vagabundo, as metades dos troncos das arvores, e os meio-fios, pra deixar tudo branquinho...me indiguinava ver aquilo, porque nao podia entender o q esperavam fazer com aquilo? ate hoje nao consigo ver uma explicaçao plausivel.



me dava uma vontade de lavar tudo, esfregar ate soltar toda aquela sujeira branca, so nao o fazia, porque tinha pena dos pobres funcionarios, subordinados a estar debaixo de um sol quente de verao, tendo que andar rua x rua, e eu pensava comigo, sera que quanto de verba nao foi estimada para tal feito?



claro nunca saberemos, mas e revoltante ver que hospitais estao sempre lotados, e com pessimo atendimento por falta de estimulo, de verbas, por falta total de vergonha na cara dos politicos, empresarios, dessa raça que manda no país.



Dizem, que empregos estao sobrando, o q falta sao pessoas qualificadas, kkkkkkkkkkk, mas claro q vai sobrar mesmo, um país que nao investe na educaçao, em segurança publica, onde so existe leis para penalizar quem ainda e honesto ou ladrao de galinha.



Pois se profissionalizar e caro, e pra muitos e jogar dinheiro fora, pois cada dia mostram os jornais, pessoas saindo das faculdades, e em vez de buscar trabalho na area que levou minimo 4 anos pra se formar, estao em busca de concursos, pra se ter pelo menos um emprego garantido pro resto da vida.



medicos pediatras, pedindo abandonando seus cargos publicos,pois ganham uma miseria.



Mas como bem conheço, o Brasil, amanha as praças, praias, clubes, estaram cheias de festa, com distribuiçao de comidas, shows, palhaços, fogos de artificio, para comemorar uma data que ainda falta muito o que fazer para comemorar.



Pois ter carteira de trabalho assinada, e pior que vender a alma ao Diabo, pois se torna um escravo do relogio de ponto, de regras, metas,stress, e no fim do mes uma miseria que o cidadao tem que escolher entre destapar um santo pra cobrir o outro, pq ainda estamos muito longe, do dia em que os cidadoes, pagadores de seus impostos, vao ter direito a tudo incluindo a um salario digno






Mas enquanto esse dia nao chega, vao buscar onde tera uma batucada, e festejar o dia dos escravos do seculo XXI.








Nenhum comentário: